terça-feira, 12 de setembro de 2017

ECOFEMINISMO E ESPIRITUALIDADE







Bons dias sempre!

Que seu dia seja radiante como nos é a Luz do Sol e a alegria refletida pela Lua.


“PERDÔO TODA EXPERIÊNCIA ANTERIOR. SOU LIVRE E ALCANÇO O PODER DA SABEDORIA QUE VIVE EM MIM. EU SOU GUIADO PELO PODER DA INTELIGÊNCIA.
SOU UM PORTAL DE ATIVAÇÃO GALÁCTICA”


Ótima terça!

Trazemos até você este belo vídeo da coluna Espiritualidade Feminina que está na rede Consciência Próspera, neste quadro temos a Patrícia Fox nos trazendo belíssimos esclarecimentos.

Patricia Fox Machado. Palestrante, professora, terapeuta especializada em diversas técnicas de cura, mulher de medicina e condutora de atividades e dinâmicas em grupo, em especial, os círculos de mulheres. Graduada em Filosofia, também possui mestrado em Comunicação Social.

Uma das precursoras da espiritualidade feminina no Brasil, desenvolve trabalhos relacionados desde o início da década de 1990. Na opinião de Patricia, a espiritualidade feminina não é somente um caminho “para a alma” e sim um resgate das qualidades femininas na sociedade. E, junto à busca do verdadeiro feminino, pode-se despertar também o masculino real, chegando ao equilíbrio de forças, respeitando as diferenças e necessidades de cada um dos sexos e integração das dimensões.

Boa leitura!




+ ECOFEMINISMO E ESPIRITUALIDADE +


Antes de chegarmos ao vídeo, é preciso ter claro que:

Ecofeminismo descreve movimentos e filosofias que ligam o feminismo com a ecologia. O termo é acreditado ter sido inventado pela escritora francesa Françoise d'Eaubonne em seu livro Le feminisme ou la Mort (1974).

Vandana Shiva afirma que as mulheres têm uma conexão especial com o meio ambiente através de suas interações diárias e esta ligação tem sido ignorada. Ela diz que as mulheres em economias de subsistência que produzem "a riqueza em parceria com a natureza, tem sido especialistas em seu próprio direito sobre o conhecimento holístico e ecológico dos processos da natureza." No entanto, ela afirmar que "estes modos alternativos de saber, que são orientados para os benefícios sociais e necessidades de sustento não são reconhecidos pelo paradigma reducionista capitalista, porque ele não consegue perceber a interdependência da natureza, ou a conexão da vida das mulheres, o trabalho e conhecimento com a criação de riqueza.

A preocupação com o meio ambiente tem aumentado no decorrer dos anos. Já não é mais possível esconder a relação existente entre as catástrofes naturais e a destruição e poluição do meio ambiente. A crise ambiental está gerando problemas de caráter alarmante, os quais, além de comprometer a qualidade de vida, em muitos casos danificam o meio ambiente de forma irreversível, colocando em risco a vida do planeta para as gerações atuais e futuras.

Os problemas ambientais não devem ser entendidos isoladamente, visto que são sistêmicos, interligados e interdependentes. O capitalismo, centrado na exploração de recursos naturais e seres humanos tem contribuído decisivamente para o aprofundamento da destruição ambiental. Como já afirmava Engels: “não devemos vangloriar-nos demais com as vitórias humanas sobre a natureza, pois para cada uma destas vitórias, a natureza vinga-se às nossas custas” (ENGELS, 1972: 452).

No decorrer da história da humanidade, as mulheres têm desenvolvido uma relação diferenciada com a natureza em comparação aos homens. Neste texto, analisamos a pré-disposição das mulheres em proteger o meio ambiente e qual a relação existente entre a exploração e dominação da natureza e a dominação e subordinação das mulheres nas relações de gênero. Nesta análise, o movimento ecofeminista apresenta elementos importantes para a compreensão desta relação, contribuindo para a superação de visões simplificadoras acerca do tema ao considerar a relação das mulheres com a natureza e o “cuidado” como tarefa feminina.

Agora sim, vamos ao vídeo!

Coluna: Espiritualidade Feminina

Tema: Ecofeminismo e Espiritualidade

Apresentação: Patrícia Fox Machado (https://www.youtube.com/user/patriciafox)

Direção/Edição: Samuel Souza de Paula




Aproveite,

Alimente sua Floresta de Luz sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário