quarta-feira, 21 de setembro de 2016

4° CHAKRA: ANAHATA








Bons dias sempre!

Que seu dia seja radiante como nos é a Luz do Sol e a alegria refletida pela Lua.


“A ABUNDÂNCIA DA INTELIGÊNCIA COMANDA A NOSSA VERDADE COM FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE”


Seguimos essa semana com uma série de esclarecimentos sobre energia e os chakras  que nos é trazido pela rede TRABALHADORES DA LUZ”.

Seguimos trazendo algumas informações sobre os chakras, nossos vórtices de energia.

Hoje é o dia do 4º Chakra.

Boa Leitura!




+ 4° CHAKRA: ANAHATA – SEMANA DOS CHAKRAS +

Os chakras são canais dentro do corpo humano por onde circula nossa energia vital (o prana) que nutre órgãos e sistemas.

É através dos nadis (meridianos) – caminhos invisíveis dentro do nosso organismo – que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas.

A palavra chakra vem do sânscrito (umas das línguas sagradas da Índia) e significa “roda”, “disco”, “centro” ou “plexo”. Quando dois ou mais canais de energia se encontram, formam-se “vórtices” de energia – nesta forma, os chakras são percebidos como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo.

Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino.

Existem vários chakras, mas neste tópico, vamos falar dos chakras magnos.

Cada chakra coordena e reflete a anatomia e a saúde física, mental, emocional e espiritual do indivíduo.

Os chakras magnos são:

º Muladhara – O primeiro chakra é conhecido como Chakra Base ou Raiz (base da espinha dorsal).

º Svadhisthana – O segundo chakra, também chamado esplênico, sacro ou do baço (um palmo abaixo do umbigo).

º Manipura – O terceiro chakra é conhecido como Chakra do Plexo Solar ou Umbilical (dois dedos acima do umbigo).

º Anahata – O quarto chakra é conhecido como chakra Cardíaco e situa-se no centro do peito, na direção do coração (timo e coração).

º Visuddha – O quinto chakra é conhecido como chakra Laríngeo e fica na frente da garganta (está ligado à tireóide).

º Ajna – O sexto chakra é conhecido como chakra Frontal ou Terceiro Olho e situa-se no ponto entre as sobrancelhas.

º Sahasrara – O sétimo chakra é conhecido como chakra Coronário ou da Cabeça e situa-se no topo da cabeça .


+ 4º CHAKRA – CARDÍACO OU CHAKRA DO CORAÇÃO (ANAHATA) +



O Quarto Chakra encontra-se na altura do coração no meio do peito. Abre-se para frente, sentido Anti-Horário aos homens e ao contrário às Mulheres.

O Chakra Cardíaco é o quarto na ordem contada tanto de baixo para cima, como ao contrário. Então ele nos mostra o ponto de Equilíbrio entre os corpos sutis e os corpos mais densos. Tendo este ponto equilibrador, torna-se a ligação à Fonte Criadora por meio do Amor.

Toda criatura partiu-se da mesma fonte, ponto onde abriga a Centelha Divina que sempre jorra o Puro Amor Universal, o fogo que tudo transforma e revigora. O sopro de vida que atinge o centro da Alma e do corpo. Nele há o principio da Dualidade, porém não a Ideia meramente racional que temos da Dualidade. A Ideia errônea de que há diferença entre as partes e que as mesmas são energias que conflitam e nunca interagem. A Dualidade que há no centro do nosso Peito são as energias que se unem. É o encontro da Energia Ativa e da Energia Pro-Ativa.

O Poder que este Chacka possui é inimaginável, uma vez que suas forças interagem com a Tarsa da Vida Abundante, Doação total, Vida Pura – Divina, Curas, Generosidade, Bonança, Paz Infinita, Amor Incondicional e uma infinidade de outras coisas.

Ao nosso ponto de observação, é pelo 4º Chakra que nós temos que dar a maior atenção quando trabalhamos com a Cura. Ela é emanada e refletida do Ponto Cardíaco. Não é uma mera coincidência de empirismo em dizer que o Coração é Vida. Sim. O Coração é Vida, e Vida Plena. De onde jorra a Água Pacificadora da Vida, o Sopro de Vida, O Fogo da Centelha Divina, A Sobrevivência Terrena.

Jesus expandiu o seu Chakra a todos os habitantes deste Planeta, sem distinção de raça, sexo ou crença. Fez a promessa de que enquanto haver Irmãos Terrenos no caminho de Ascensão Ele estará Emanando seu Amor Misericordioso e Curativo.


+ COMO EQUILIBRAR ESTE CHAKRA +

MEDITAÇÃO:

Posicionar-se preferencialmente em posição de Lotus com a Kundalini aterrada ao chão. Também é aconselhável escorar em uma árvore, ligando todos os Chakras aos da Árvore, descarregando assim as energias ruins e absorvendo energias purificadas pela Terra.
Posicione um cristal à aproximadamente 10 cm da localidade do ponto inicial do Chakra.

Pare seus pensamentos por alguns minutos. Ou se não conseguir pela aflição e ansiedade, ponha-se em estado meditativo em silêncio absoluto. Respire profundamente, sentindo o ar encher os Pulmões, toda a entrada do Oxigênio e a saída do Gás Carbônico pela boca.

Quando sentir que está suficientemente calmo visualize uma Luz Cósmica descendo do Universo, atingindo a atmosfera terrestre, aproximando do continente, do País, estado e finalmente onde você está. Esta Luz encontra diretamente este Cristal, que faz com que ele potencialize mais ainda essa Energia Cósmica mirando exatamente o seu Chakra do Plexo Solar, que vai se reorganizando naturalmente com o decorrer da meditação.

Quando você sentir que é o suficiente, visualize a Luz voltando para o espaço da mesma forma que veio.

Repita esse rito quantas vezes necessitar.


+ DESCONTROLES QUE PODEM OCORRER +

Ativamente: Mesmo este Chakra sendo o ponto de Equilíbrio em nossos Corpos há desequilíbrio, um deles é não saber separar a visão de Dimensão vivente. Pessoas que se colocam na vibração Espiritual e se deixam levar por esses aspectos e se esquecem de que estamos em uma Missão, Prova, Desafio, ou o que quer seja o motivo da Encarnação Atual. Mesmo os Monges que vivem em Mosteiros, que tem sua vida inteira para se Doar à Divindade não perdem de vista seus afazeres diários, tanto é que isso é uma Obrigação e não um aconselhamento dos Monges Superiores. “Ora et Labora”. Quem se perde no mundo Espiritual não se Doa à Caridade, e perde Um Bem mais Precioso que pode oferecer.

Passivamente: Exatamente o contrário do que fora dito acima. A pessoa se perde por meio de Ilusões terrenas. Nada Divinal faz parte de sua vida. Vive em paixões passageiras que não se prende a nada, e nada se prende a eles. São cometas que passam e deixam o seu brilho e vagueia pelo resto do Espaço sem deixar pegadas.


+ ALGUMAS CARACTERÍSTICAS +

Mantra: YAM

Localização: Entre os mamilos, na região toráxica. Está situado na altura do coração, no meio do peito. Abre-se para frente.

Faixa de ação: Do alto do estômago até as axilas

Função: Controlar as emoções

Palavra-chave: Afetividade

Cor: Verde, Rosa ou Dourado

O verde é a cor da cura bem como da harmonia e da simpatia. A cor verde clara significa capacidade de cura. Uma aura dourada impregnada de rosa, demonstra uma pessoa que vive no amor puro e dedicado ao Divino.

Elemento: Ar

Símbolo: Lótus de 12 pétalas

Principio básico: Abnegação do ser

Função dos sentidos: Tato

Glândula correspondente: Timo

Hormônios correspondentes: Cientificamente não esclarecido, pesquisas em andamento

Do ponto de vista anatômico: Os órgãos associados são: coração, parte inferior dos pulmões, ombros, o sistema circulatório e a parte superior das costas, peito, cavidade torácica, sangue, pele e mãos.

Tratamento: Doenças do coração (aspectos físicos e emocionais) tais como: disfunções geradas pelo excesso de saúde, amor, solidão, marasmo e apatia

Aspecto: O Chakra cardíaco liga o corpo e a mente ao espírito. Rege a capacidade da pessoa de amar a si mesmo e aos outros de dar e receber.

O rosa é a cor predominante das flores usadas em essências, encontramos aqui a capacidade de compreender e compartilhar as coisas, de nos sintonizarmos e de vibrar em conjunto. Também nos damos conta da beleza da natureza – aqui imagens, palavras e sons são transformados em sentimentos. Mágoas profundas podem causar bloqueios na aura, chamadas de cicatrizes do coração, e quando vem a tona despertam as dores mais profundas; mas também liberam o coração, curando-o desenvolvendo a sensibilidade e possibilitando um novo crescimento. Compaixão, compartilhar, participar com todo coração, abnegação, altruísmo e cura. Acesso ao corpo emocional, nível mental superior.

Vogal: O Chakra do coração está relacionado com a vogal “A”. Ela simboliza a percepção imediata do coração e representa a expressão máxima da plenitude da voz humana. Está envolvida com a aceitação sem preconceitos de todas as manifestações de afeto das quais surge o amor.

Cromoterapia: Verde: harmonia e compaixão. Nos tornamos reconciliadores, traz simpatia e transmite sensação de paz, regenera o corpo a mente e a alma.

Rosa: desperta sentimentos de amor e carinho. Proporciona uma felicidade infantil, estimula a atividade criativa. Adote os tons de verde-claro no vestuário ou mentalize-os iluminando seu peito na altura do coração. Folhas e legumes são os alimentos mais indicados para fortalecer esse chacra. Escolha aromas florais e ouça música clássica. Passeios por parques e campos floridos são perfeitos para harmonizá-lo.

Pedras: Quartzo rosa, Turmalina rosa, Kunzita, Rodocrosita, Turmalina verde, Esmeralda

Aromaterapia: Bergamota, Cipreste, Gerânio, Jasmin, Lavanda, Alecrim, Rosa, Sândalo, Tangerina e Ylang Ylang.

Contato com a natureza: Natureza intocada, Flores, Céu rosado.

Força positiva: Abridora e ligadora

Frequência: 10,5 Hz e 136.1Hz – Freqüência de OM




Aproveite,
Alimente sua Floresta de Luz sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário