terça-feira, 5 de abril de 2016

BHAGAVAD-GITA COMO ELE É - CAPITULO DOIS





Bons dias sempre!

Que seu dia seja radiante como nos é a Luz do Sol e a alegria refletida pela Lua.

"NASCI NA MAIS OBSCURA IGNORÂNCIA, E MEU MESTRE ESPIRITUAL ABRIU MEUS OLHOS COM O ARTOCHE DO CONHECIMENTO. OFEREÇO-LHE MINHAS RESPEITOSAS RVERÊNCIAS"

Que aproveites hoje tudo de bom que este dia oferece a você.

Hoje compartilhamos dois trechos do conhecimento contido no Bhagavad Gita, um dos livros que reúne um pouco do conhecimento filosófico e espiritual do hinduísmo.

Ao acaso escolhemos o capítulo 2, anteriormente compartilhamos trechos do cap. 7, como o capítulo 2 possui 72 textos, escolhemos os 2 primeiros textos para compartilhar hoje com você.

Boa Leitura!



+ O BHAGAVAD GITA – COMO ELE É +

#CAPÍTULO DOIS – RESUMO DO CONTEÚDO DO GITA

+ TEXTO 1 +

“SANJAYA UVACA
TAM TATHA KRPAYAVISTAM
ASRU-PURNAKULEKSANAM
VISIDANTAM IDAM VAKYAM
UVACA MADHUSUDANAH”

# TRADUÇÃO
“Sanjaya disse: Vendo Arjuna cheio de compaixão e muito pesaroso, seus olhos cheios de lágrimas, Madhusudana, Krshna, falou as seguintes palavras”.

+ TEXTO 2 +

“SRI-BHAGAVAN UVACA
KUTAS TVA KASMALAM IDAM
VISANE SAMUPASTHITAM
ANARYA-JUSTAM ASVARGYAM
AKIRTI-KARAN ARJUNA”
.
“VADANTI TAT TATTVA-VIDAS
TATTVAM YAJ JNANAM ADVAYAM
BRAHMETI PARAMATMETI
BHAGAVAN ITI SABDYATE”
.
“ISVARAH PARAMAH KRSHNAH
SAC-CID-ANANDA-VIGRAHAH
ANADIR ADIR GIVINDAH
SARVA-KARANA-KARANAM”
.
“ETE CAMSA-KALAH PUMSAH
KRSHNAS TU BHAGAVAN SVAYAM
INDRARI-VYAKULAM LOKAM
MRDAYANTI YUGE YUGE”

# TRADUÇÃO
“A Pessoa Suprema (Bhagavan) disse: Meu querido Arjuna, como é que tais impurezas se desenvolveram em você? Elas não são próprias de um homem que conhece os valores progressivos da vida. Elas não conduzem aos planetas superiores, mas a infâmia”.
.
“A Verdade Absoluta é realizada em 3 fases de compreensão pelo conhecedor da Verdade Absoluta e todas elas são idênticas. Tais fases da Verdade Absoluta se expressam como Brahman, Paramatma e Bhagavan”.
.
“Há muitas personalidades que possuem as qualidades de Bhagavan, mas Krshna é o supremo porque ninguém pode superá-Lo. Ele é a Pessoa Suprema, e Seu corpo é eterno, pleno de conhecimento e bem-avneturança. Ele é o Senhor Govinda primordial e a causa de todas as causas”.
.
“Todas as listas das encarnações de Deus aqui apresentadas são expansões plenárias ou partes das expansões plenárias da Divindade Suprema, mas Krshna é a própria Suprema Personalidade de Deus”.


# SIGNIFICADO DO TEXTO 1

Compaixão material, lamentação e lágrimas são todos sinais de ignorância do eu verdadeiro. Compaixão pela alma eterna é auto-realização. A palavra “Madhusudana” é significativa neste verso. O Senhor Krshna matou o demônio MAdhu, e agora Arjuna queria que Krshna matasse o demônio do desentendimento que o havia dominado no desempenho de seu dever. Ninguém sabe onde deve aplicar a compaixão. Compaixão pela roupa de um homem que está se afogando não tem sentido. Um homem caído no oceano de nescidade não pode ser salvo simplesmente pelo resgate de sua roupa externa – o corpo material grosseiro. A pessoa que não sabe disso e se lamenta por sua roupa externa chama-se SUDRA, ou a pessoa que lamenta desnecessariamente. Arjuna era um Kstriya, e não se podia esperar tal conduta dele. Entretanto, o Senhor Krshna pode dissipar a lamentação de um homem ignorante. Ele cantou o Bhagavad-Gita para este propósito. Este capítulo nos instrui sobre a auto-realização através de um estudo analítico do corpo material e da alma espiritual, como é explicado pela autoridade suprema, o Senhor Sri Krshna. Esta realização torna-se possível trabalhando com o ser fruitivo para que este se situe na concepção fixa do eu verdadeiro.


 # SIGNIFICADO DO TEXTO 2

Krshna e a Suprema Personalidade de Deus são idênticos. Portanto, em todo o Gita faz-se referência ao Senhor Krshna como “Bhagavan”. Bhagavan é o máximo na Verdade Absoluta. A Verdade Absoluta é realizada em 3 fases de compreensão, a saber: BRAHMAN ou o espírito impessoal todo-penetrante; PARAMATMA, ou o aspecto localizado no Supremo dentro do coração de todas as entidades vivas; e BHAGAVAN, ou a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Krshna.
.
Estes 3 aspectos divididos podem ser explicados pelo exemplo do sol, que também tem 3 aspectos diferentes, a saber: O Brilho do Sol, a Superfície Solar e o Planeta Sol em si. Aquele que estuda somente o brilho do sol é um estudante preliminar. Aquele que compreende a superfície do sol está mais adiantado. E aquele que pode entrar no planeta sol é o mais elevado. Os estudantes ordinários que se satisfazem simplesmente com o brilho do sol – sua penetração universal e a refulgência brilhante de sua natureza impessoal – podem ser comparados aqueles àqueles que podem compreender somente o aspecto Brahman da Verdade Absoluta. O estudante que avançou ainda mais pode conhecer o disco do sol, que é comparado ao conhecimento do aspecto Paramatma da Verdade Absoluta. E o estudante que pode entrar no coração do planeta sol é comparado àqueles que compreendem os aspectos pessoais da Suprema Verdade Absoluta. Portanto, os bhaktas, os transcendentalistas que realizaram o aspecto Bhagavan da Verdade Absoluta são os transcendentalistas mais elevados, embora todos os estudantes que estão ocupados no estudo da Verdade Absoluta estejam ocupados no mesmo assunto. O brilho do sol, o disco do sol e os assuntos internos do planeta sol não podem ser separados um do outro, e não obstante os estudantes das 3 fases diferentes não estão na mesma categoria.

A palavra sânscrita Bhagavan é explicada pela grande autoridade Parasara Muni, o pai de Vyasadeva. A Suprema Personalidade que possui todas as riquezas, toda a força, toda a fama, toda a beleza, todo o conhecimento e toda a renúncia, chama-se Bhagavan. Há muitas pessoas que são muito ricas, muito poderosas, muito bonitas, muito famosas, muito sábias e muito desapegadas, mas ninguém pode alegar que possui todas as riquezas, toda a força, etc.. por completo. Somente Krshna pode alegar isso porque Ele é a Suprema Personalidade de Deus. Nenhuma entidade viva, incluindo Brahman, o Senhor Siva ou Narayana, pode possuir tais opulências tão completamente como Krshna. Portanto, o próprio Senhor Brahman conclui no Brahma-Samhita que o Senhor Krshna é a Suprema Personalidade de Deus. Ninguém é igual ou superior a Ele. Ele é o Senhor primordial, ou Bhagavan, conhecido como Govinda, e Ele é a suprema causa de todas as causas.
.
No Bhagavatam há também uma lista de muitas encarnações da Suprema Personalidade de Deus, mas Krshna é descrito como a Personalidade de Deus original, de quem muitas e muitas encarnações e Personalidades de Deus se expandem.
.
Portanto, Krshna é a Suprem Personalidade de Deus original, a Verdade Absoluta, a fonte tanto da Superalma como do Brahman impessoal.
Na presença da Suprema Personalidade de Deus, a lamentação de Arjuna por seus parentes é certamente inapropriada, e por isso Krshna expressou Sua surpresa com a palavra Kutas, “de onde”. Nunca se esperaria tais sentimentos tão pouco viris de uma pessoa pertencente à classe civilizada dos homens conhecidos como arianos. A palavra é aplicável a pessoas que sabem o valor da vida e tem uma civilização baseada em realização espiritual. Pessoas que são guiadas pela concepção de vida material não sabem que o objetivo da vida é a realização da Verdade Absoluta, Visnu, ou Bhagavan, e são seduzidas pelos aspectos externos do mundo material, e portanto, não sabem o que é liberação. Pessoas que não tem conhecimento da liberação do cativeiro material são chamadas não-arianos. Embora Arjuna fosse um Ksatriya, ao recusar-se a lutar ele estava desviando-se de seus deveres prescritos. Este ato de covardice é descrito como próprio dos não-arianos. Tal desvio do dever não ajuda a pessoa no progresso da vida espiritual, nem lhe dá oportunidade de se tornar famosa neste mundo. O Senhor Krshna não aprovou a chamada compaixão de Arjuna por seus parentes.

“QUANDO A IGNORÂNCIA TERMINA, ALCANÇO E DESCUBRO A MAGIA DE MINHA CURA”


Aproveite.
Alimente sua Floresta de Luz sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário